Consultor Imobiliário: Você sabe o que é?

Com certeza você que quer comprar ou alugar um imóvel já deve ter ouvido falar no profissional chamado de consultor imobiliário. Há quem acredite que ele nada mais é do que um corretor de imóveis com um nome mais sofisticado, porém isso não é verdade. Para tirar suas dúvidas, nosso objetivo a partir de agora é responder à pergunta: o que é um consultor imobiliário?

De fato, a grande maioria da população brasileira sonha em realizar o sonho da casa própria ou de comprar seu apartamento novo e para a realização desse desejo, a dica não é contar com um corretor imobiliário em um primeiro momento, mas sim com o consultor imobiliário, sabe por quê?

Atribuições do consultor imobiliário

Contar com o consultor imobiliário é o mais indicado, porque esse é o profissional responsável por efetuar uma prospecção e, ainda, realizar uma análise do imóvel de acordo com o que o seu cliente deseja. Para isso, ele precisa obter conhecimento em várias áreas como decoração, estética e funcionalidade, engenharia, paisagismo e outras.

Contudo, ele ainda deve possuir conhecimento aprofundado no segmento de direito imobiliária e, ainda, em todas as etapas que envolvem uma negociação de um imóvel.  Independentemente da finalidade a que o imóvel se destina, é função do consultor imobiliário explicar para o seu cliente a respeito de políticas públicas que estão destinadas àquela região. Do que estamos falando? Simples!

O profissional precisa buscar junto aos órgãos competentes informações sobre saneamento, segurança pública, asfaltamento, incentivos fiscais e outros tipos de política que interferem diretamente em um imóvel, afinal todos os itens mencionados anteriormente são importantes na valorização desse bem.

Além disso, o consultor imobiliário precisa conhecer o mapa comercial da região e outros índices, porque eles podem interferir diretamente na negociação. Assim como em toda e qualquer profissão, o consultor precisa ser transparente com o seu cliente, pois só assim é que ele conquistará credibilidade.

Sem dúvida, as pessoas devem procurar o consultor imobiliário quando estão querendo adquirir um imóvel, pois esse profissional tem conhecimento sobre o todo.

Consultor imobiliário auxilia investidores

No entanto, o consultor imobiliário não atende somente pessoas que desejam realizar o sonho da casa própria, pois como cabe a ele ter visão estratégica, esse profissional também é requisitado por empresas que querem investir seja na construção de um shopping, de casas, de apartamentos novos e outros.

Nesse caso, o profissional será o responsável por entregar ao seu cliente um diagnóstico da situação que envolve o desejo em questão. Esse documento apontará para o cliente se esse é o melhor caminho a seguir no determinado momento, pois o objetivo é impedir que o investidor perca o menos possível.

Para isso, o consultor precisará pesquisar e muito para obter conhecimento a respeito daquela região e feito isso, ele poderá emitir seu parecer.

Normalmente, o profissional apontará mais de uma perspectiva a fim de mostrar para o seu cliente qual é a melhor decisão a tomar no determinado momento. Com os dados em mãos, caberá ao investidor decidir. Entendeu o que é um consultor imobiliário? Agora, é só contar com a ajuda desse profissional antes de fazer um negócio.

Quer vender, permutar ou alugar o seu imóvel?

Conte com uma equipe de especialistas para vender ou alugar o seu imóvel!
Enviar Imóvel!